O fecho da 41ª Edição da ModaLisboa correu a cargo do Nuno Baltazar e da sua colecção “Stabat Mater”. Uma colecção que assinala os 15 anos de Baltazar na ModaLisboa e a sua interpretação de um dos ícones da musica sacra, o Stabat Mater. Uma peça reinventada por grandes maestros e que versa sobre a presença da mãe de Cristo no momento do seu nascimento e da sua morte. Uma colecção carregada de simbolismo que vive de 2 momentos antagónicos para conseguir uma dicotomia de formas, cores e estilos. Uma mulher elegante e clássica, mas juvenil ao mesmo tempo que sabe jogar com volumes e tecidos para escolher um vestuário sempre à altura das ocasiões.
Os cabelos das modelos foram penteados em coques baixos, soltos e sem polir. Algumas madeixas ficam soltas e ganham textura para dar um rejuvenescer ao look final. Uma discreta franja completa o look, que por vezes é adornado por bandoletes douradas com estrelas. Um penteado Audrey Hepburn para uma Virgem Maria sofisticada, elegante e sempre apropriadamente vestida para a ocasião.
A mulher imaginada por Nuno Baltazar é uma mulher que emana elegância. Uma proposta de easy wear com linhas depuradas e naturais em contraste com a silhueta mais exuberante com cores e volumes que exaltam a feminilidade nos looks mais couture. A silhueta reflecte as diferentes representações da figura da mãe de Cristo na arte sacra, e apresenta linhas H para looks mais austeros e linhas em X que realçam a anatomia feminina. Destacam também as saias soleil cujo volume inferior estiliza a linha da cintura que neste caso apresenta-se nua graças aos crop tops. Jaquard com fios lurex e estampados foil em minivestidos sobre calças de linhas rectas e tecidos fluidos. Peplums e pailhetes fazem desta colecção ainda mais feminina. Os bolsos cobram protagonismo e são incluídos em todas as peças reforçando a importância da cintura nesta colecção.
Sem comentários:
Enviar um comentário