A colecção de Luís Buchinho para o Verão 2013 encontra a inspiração em elementos da linguagem moderna da arquitectura. Formas geométricas puras, assimetrias, efeitos gráficos em planos contrastantes numa estética focada nos detalhes de construção e no rigor técnico. Luís Buchinho apresenta uma colecção igual à mulher: rigorosamente feminina, tecnicamente requintada, que não deixa nenhum detalhe passar por alto.
Os cabelos das modelos de Luís Buchinho desfilaram na passarela da ModaLisboa apanhados em chignons baixos à altura da nuca. Cabelos polidos e extra brilhantes, com um efeito glacé, que transmitem um sentido de controlo e rigor da mulher ideada pelo criador. Os chignons, elaboradas peças de arte, constroem-se a partir de duas madeixas de cabelo que se entrelaçam criando uma espécie de flor que ornamenta a nuca das manequins.
Linhas rectas e formas estruturadas sofisticadas e femininas trabalhadas em cortes anatómicos. Algodão stretch, viscose, tafetá, chiffon e cetim de seda de diferentes texturas e densidades sobrepõem-se nas peças em elaboradas e inteligentes construções. O brilho de materiais metálicos como o cobre e o aço e tons terra e madeira produzem uma paleta de cores quente, luminosa e saturada, marcada pelo magenta, rosa, coral, laranja e vermelho. A cor serve a forma, tanto nos estampados como quando usada em bloco em contrastes de saturação. Micro plissados criam volume nas peças assimétricas simulando o trabalho dos mestres do origami.
Uma colecção forte, elegante, cosmopolita e feminina que fechou o segundo dia de ModaLisboa de forma mais do que satisfatória.
Sem comentários:
Enviar um comentário