Este ano as colecções LAB foram apresentadas no hall da Camara Municipal de Lisboa, um marco idóneo para enquadrar a colecção de joalharia de Quaresma: Kaleidoscope. O nome "caleidoscópio", derivado das palavras gregas kalos (belo, bonito) , eidos (imagem, figura) e scopeο (olhar, observar) resume perfeitamente a experiência da apresentação. Formas e figuras bidimensionais que adquirem a tridimensionalidade através de repetições e simetrias. O desfile correu ao compasso de música de tambores de guerra que marcavam os passos dos manequins.
Os cabelos das modelos apareceram sobre a passarelle de Paços do Concelho em forma de trança de raíz que partia da nuca e subia pela cabeça da modelo até à frente, de onde se elevava para criar um bucle no topo da cabeça. Os homens desfilaram com cabelos puxados para atrás, polidos com efeito molhado. O cabelo retira-se do rosto para não interromper a visibilidade dos guerreiros criados por Quaresma.
A superposição de colares formavam padrões caleidoscópicos, com formas futuristas impostas num espirito medieval. Peças que se transformam e adaptam a diferentes partes do corpo originando diferentes leituras e diferentes maneiras de usar. Grandes colares, cintos, máscaras e armaduras de acrílico, latão, fibra e vidrilhos em preto, branco e titânio. Uma colecção de jóias que servem ao mesmo tempo de armaduras para proteger corpos pintados com pintura de guerra.
Sem comentários:
Enviar um comentário