domingo, 13 de outubro de 2013

DINO ALVES - 12.10-2013

Dino Alves apresentou a Colecção 2D, uma colecção que parte de como a evolução tecnológica e o excesso de informação acabaram por fazer das nossas vidas algo tão complexo em que a tridimensionalidade adquiriu um carácter banal.  Essa trivialidade com a qual olhamos para a tridimensionalidade como algo garantido devolve-nos as duas dimensões como única forma de recuperar a valorização dos avanços.  Nesta colecção as peças surgem a partir de um plano e parecem embutidas em duas dimensões, sendo desenvolvidas a partir desse mesmo principio.

Os cabelos das modelos, lisos e carentes de textura mantêm a ideia da bidimensionalidade como fio condutor da colecção.  Acessórios de pele fazem as vezes de tocados e fixam-se à cabeça trançando-se com o cabelo da modelo.  Nos homens cabelo extremamente polido, com efeito molhado e brilhante.

Peças simplificadas e depuradas ao limite, muitas das vezes parecem apenas quadrados e rectângulos enriquecidos com elementos gráficos, que se transformam em peças de roupa ao cobrirem o corpo.  Partindo de um único plano as peças constroem-se através de planos sobrepostos e assimetrias.  Padrões de quadros xadrez que reforçam a bidimensionalidade da proposta.  Destaque para o efeito “planificado” visto em muitas peças que parecem terem sido desprovistas da sua estrutura original.  Uma mudança de filosofia em que passa-se do “over-dress” ao “over less”.

Sem comentários:

Enviar um comentário