domingo, 14 de outubro de 2012

Lidija Kolovrat - 13.10.2012


A colecção de Lidija Kolovrat para a 39ª Edição de ModaLisboa recebe o título de “A priest is going to a wild party”.  Uma proposta que pretende explorar os simbolismos religiosos presentes no nosso dia-a-dia e reinterpreta-los para adapta-los à roupa e acessórios.  Roupa em cores escuros com prints em cores flúor para justificar a segunda parte do título (wild party) e acabamentos brilhantes para obter um efeito moderno e tecnológico.

Os cabelos das modelos foram penteados com um risco ao lado, criando uma franja assimétrica que cobre a metade do rosto das manequins enquanto deixa a outra metade à mostra.  Cabelos lisos e brilhantes com uma fixação suave que não limita o movimento dos mesmos.  Para os homens, risco ao lado com uma pequena franja que não chega a cobrir os olhos.  Cabelos que simulam o véu daqueles que não vêem o peso que a simbologia tem no nosso dia-a-dia.

Todos os elementos de simbolismo religioso foram explorados para criar um digital print.  Os motivos figurativos sofreram um processo de abstracção com explosão de cores brilhantes e jogos de escalas, acentuadas por azuis nocturnos, ouro natural e vermelho.  Os materiais flutuam entre elementos estruturais, construindo silhuetas largas e indefinidas de acordo com o movimento natural.  Tecidos tratados para um efeito tecnológico e uma transparência mais própria do plástico.  Linhas que se afastam do corpo para criar peças over-size.  Sobreposição de materiais criam pequenas arquitecturas dentro de cada peça. Sacos de tecidos sintéticos que explodem a partir de dentro de malas de mão tradicionais.   

A colecção esteve acessorizada por infinitas revisões do crucifixo incluindo algumas em 3 Dimensões.  Uma proposta diferente, arrojada e sem medo de ser impactante.

Sem comentários:

Enviar um comentário