sábado, 13 de outubro de 2012

Luís Buchinho - 12.10.2012


A colecção de Luís Buchinho para o Verão 2013 encontra a inspiração em elementos da linguagem moderna da arquitectura.  Formas geométricas puras, assimetrias, efeitos gráficos em planos contrastantes numa estética focada nos detalhes de construção e no rigor técnico. Luís Buchinho apresenta uma colecção igual à mulher: rigorosamente feminina, tecnicamente requintada, que não deixa nenhum detalhe passar por alto. 

Os cabelos das modelos de Luís Buchinho desfilaram na passarela da ModaLisboa apanhados em chignons baixos à altura da nuca.  Cabelos polidos e extra brilhantes, com um efeito glacé, que transmitem um sentido de controlo e rigor da mulher ideada pelo criador.  Os chignons, elaboradas peças de arte, constroem-se a partir de duas madeixas de cabelo que se entrelaçam criando uma espécie de flor que ornamenta a nuca das manequins. 

Linhas rectas e formas estruturadas sofisticadas e femininas trabalhadas em cortes anatómicos. Algodão stretch, viscose, tafetá, chiffon e cetim de seda de diferentes texturas e densidades sobrepõem-se nas peças em elaboradas e inteligentes construções.  O brilho de materiais metálicos como o cobre e o aço e tons terra e madeira produzem uma paleta de cores quente, luminosa e saturada, marcada pelo magenta, rosa, coral, laranja e vermelho.  A cor serve a forma, tanto nos estampados como quando usada em bloco em contrastes de saturação.  Micro plissados criam volume nas peças assimétricas simulando o trabalho dos mestres do origami. 

Uma colecção forte, elegante, cosmopolita e feminina que fechou o segundo dia de ModaLisboa de forma mais do que satisfatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário