domingo, 14 de outubro de 2012

Nuno Baltazar - 13.10.2012


O desfile de Nuno Baltazar foi possivelmente o mais cotizado entre o público da ModaLisboa.  O Pátio da Galé ficou pequeno para todos os que queriam ver ao vivo a nova colecção do criador, que como esperávamos, não defraudou ninguém.  Se na passada edição o fio condutor era uma música extraída de uma obra de Pina Bausch (hoje banda sonora do anúncio de uma loja multimarca) nesta edição Nuno Baltazar escolheu o documentário L’Amour Fou como inspiração. A colecção, da mesma forma que no documentário, presta homenagem ao génio que foi Yves Saint Laurent do ponto de vista baseado no amor, no respeito e na admiração mais profunda. 

Para uma mulher inspirada no universo Saint Laurent dos anos 70 e 80, Baltazar apostou em cabelos com apanhados baixos à altura da nuca.  Pequenas poupas realizadas na parte da franja para dar volume.   Uma mulher com um visual retro de acordo com o resto da colecção.

A colecção é uma viagem ao universo mais pessoal de Yves Saint Laurent com apontamentos a grandes sucessos da casa parisiense.  As peças reflectem um contraste que existia dentro do próprio Saint Laurent, pret-à-porter com pretensões de couture,  looks de dia excessivamente requintados, cortes sóbrios para um espírito jovem.  As silhuetas variam mas são sempre femininas e acentuam o corpo da mulher.  Destacam as mangas por vezes largas ou assimétricas.  As cores reflectem o universo Saint Laurent, desde o azul vivo dos jardins majorelle ao preto dos seus últimos dias, passando pelo rosa e meloa.  Grandes laços adornam as cinturas das modelos realçando a sua feminilidade.

Catherine DeNeuve abriu e fechou o desfile com a música de Barbara “Ma plus belle histoire d’amour” que cantou no dia em que Yves Saint Laurent deixou as passarelles.

Sem comentários:

Enviar um comentário