sábado, 9 de março de 2013

Valentim Quaresma - 08.03.2013



A abertura da 40ª Edição da ModaLisboa correu ao cargo de Valentim Quaresma e da sua colecção “Daydream”. Com esta colecção o próprio Quaresma admite buscar “o ponto de ligação entre dois polos: industrialização e criatividade”. A criatividade é a materialização da imaginação, a concretização do sonho, o “sonhar acordado” que permite viver dois mundos ao mesmo tempo. A industrialização surge nos materiais, nas estruturas em formas ambíguas. Música de guerra para modelos que desfilaram com as jóias-armaduras do criador e com frases escritas sobre o corpo numa espécie de mantra.

Os cabelos das modelos femininas ganham protagonismo em estruturas complexas. Chignons no topo da cabeça em formas tubulares para criar silhuetas retro-futuristas que caracterizam o universo criativo de Quaresma. Os homens desfilaram com cabelos penteados com um risco ao lado e com um acabamento brilhante, dando um toque futurista a um penteado clássico.

As peças desta colecção foram elaboradas utilizando couro na sua maioria, uma novidade frente ao que se tinha mostrado em passadas edições. Uma forma de reinterpretar o trabalho do artesão que dá forma à pele, neste caso para formar armaduras que cobrem os torsos dos modelos. Ombreiras de couro que protegem e dão força a torsos nus. Destaca também a reciclagem de pilhas antigas que agora revestem as peças que formam as obras de Quaresma. Predomínio de cores escuras com alguns toques de âmbar para o Inverno do criador.

Sem comentários:

Enviar um comentário